Hyundai Forums banner

Chave do bujão de óleo?

54K views 24 replies 13 participants last post by  SteveU  
#1 ·
Alguém sabe qual o tamanho da chave necessária para remover o bujão de drenagem de óleo?

Eu pesquisei em todos os tópicos de troca de óleo que consegui encontrar e perguntei ao Google. Não consigo me registrar no hyundaitechinfo - o site não gosta do meu navegador. O que consegui encontrar como manual de serviço em hyatech.com não menciona o tamanho do bujão, mas dá coisas como a configuração de torque adequada. Posso encontrar um bujão de substituição na Dorman, mas sem menção da chave necessária, apenas as especificações da rosca.

Obrigado.

#6 · (Edited)
anel de vedação/arruela de esmagamento?

Alguém conhece uma substituição comumente disponível para a arruela da bujão de óleo? A Dorman fornece um número de peça de 095-147 (ou 095-147.1) para uma substituição compatível, mas a Autozone e a O'Reilley's perto de mim não tinham isso. O site da Advance Auto está me dizendo que todas as juntas de bujão Dorman M14 que eles têm não são adequadas para um Accent 2012+. A única junta que eles têm que serve, de acordo com eles, é nylon. Eu entendo que a peça original é de alumínio, então espero que o nylon não "pareça certo" para um departamento de serviço da Hyundai. Não parece que isso deveria ser tão difícil de encontrar. Eu posso apenas ter que reciclar o que já está lá.

A concessionária colocou 5w-30 no meu carro, e eu gostaria de esvaziar e reabastecer com Mobil 1 5w-20 em breve. É desnecessário - eu sei. Mas eu não gosto da maneira como o óleo mais pesado da concessionária da Marca X parece, e tenho certeza de que está prejudicando meus MPGs.

#10 ·
As arruelas de alumínio são facilmente reutilizadas; eu já fiz isso muitas vezes - é uma arruela de esmagamento. O revendedor me dá várias de graça quando compro 4-5 filtros; é melhor estocá-las e reduzir a condução desnecessária.
As arruelas de esmagamento só podem ser esmagadas corretamente uma vez. Usos subsequentes exigem torque adicional, portanto, estresse adicional nas roscas, para selar a arruela novamente de acordo com as especificações originais. Já vi arruelas muito distorcidas por várias reutilizações, mas não acho que valha o risco de danificar o cárter.

#11 ·
O que há de errado em obter os filtros e a arruela de esmagamento do revendedor? Eu vi como muitos filtros do mercado de reposição parecem desmontados, e não os usarei. O revendedor perto de mim os vende por menos de US$ 6, incluindo a arruela de esmagamento.
Nada de errado com isso. Pretendo manter o filtro, pois supostamente é uma peça Hyundai nova. Vou trocar o óleo, não o filtro. Tanto o óleo quanto o filtro são novos. Eu simplesmente não gosto do óleo e quero despejá-lo. Mas a arruela/junta da bujão pode ser uma vítima. Eu queria começar isso amanhã de manhã cedo e estava procurando pegar uma junta compatível esta noite.

#12 ·
Tenho usado arruelas de esmagamento de alumínio Dorman M14 por um tempo e elas funcionam muito bem. Eu até instalei a bujão magnético de drenagem Dorman M14. Usei a arruela de nylon uma vez e não gostei. Eu também aperto apenas com a catraca... Eu fiz o torque de fábrica da última vez e foi preciso muita força para tirá-lo... estava com medo de quebrar a cabeça.

#14 ·
Eu tenho usado arruelas de esmagamento de alumínio Dorman M14 por um tempo e elas funcionam muito bem. Eu até instalei o bujão magnético de drenagem Dorman M14. Usei a arruela de nylon uma vez e não gostei. Eu também aperto apenas com a catraca... Eu fiz o torque de fábrica da última vez e foi preciso uma grande quantidade de força para removê-lo... estava com medo de quebrar a cabeça.
Bom saber. Vou pegar um desses amanhã. Por alguma razão, a única coisa que os sites de todas as lojas de autopeças dizem que serve e estava disponível era uma arruela de nylon. Eu sei que a peça original deve ser de alumínio. Pode ser que uma arruela de nylon funcione bem, mas pode me causar alguns problemas na concessionária da próxima vez que o carro for. Conversar com a ajuda do balcão nas lojas de peças não foi muito bom, pois o que eles sabem é mais ou menos a mesma coisa que o site da empresa diz. "Nós não temos isso." O tempo todo eu penso, por que isso é uma peça tão incomum? Provavelmente não é incomum ou especial. As informações em todos os sites são simplesmente deficientes ou não estão atualizadas no RB Accent, eu acho.
Obrigado.

#13 ·
O revendedor não conseguiu enfatizar o suficiente que a arruela de esmagamento precisa ser substituída toda vez que você remove o bujão de drenagem. Eles disseram que se você não o fizer e eles descobrirem, qualquer garantia que você tiver no motor será anulada. Eu ganho uma grátis com cada filtro do revendedor. Nova arruela = paz de espírito.

#15 ·
Consiga os anéis na Honda (carro e moto) também, talvez em outra loja de motos também... alguém tem cobre, eles duram mais.

O bujão de drenagem de fábrica da Hyundai usa uma chave de 17 mm para girar o bujão.

A Hyundai usa uma rosca 14x1,50 no bujão de drenagem/furo da cárter de óleo.

Quantas vezes usar a arruela de alumínio?? Pergunte ao sujeito que possui o bujão de drenagem nas fotos... talvez consiga tirar mais alguns..

Attachments

#18 ·
Da última vez que fui ao revendedor, eles perguntaram se eu queria a arruela de esmagamento também, e eu pensei que eles a colocariam como sempre fazem, mas quando cheguei em casa percebi que eles cobraram $2 por ela. $2 por uma arruela de esmagamento??

#19 · (Edited)
O conselho alguma vez chegou a um consenso sobre a marca "cheio" da vareta em comparação com o volume de enchimento de óleo indicado no manual?

Meu carro de 2013 foi reabastecido por um revendedor muito recentemente. Devo apenas manter o nível em que eles o encheram, para que não possam dizer que coloquei muito ou pouco?

Eu vi onde um usuário disse que ele inclinou o carro para um lado e depois para o outro, depois o sacudiu com força e conseguiu colocar 3,49 qt e chegou exatamente à marca cheia. Mas ainda estou confuso. Tenho rampas para levantar a frente, sem macaco ou cavaletes. Depois que o carro desce dessas rampas, ele tem que ter óleo dentro e o plugue bem apertado, porque não vou ligar o motor sem óleo, para colocá-lo nas rampas novamente. Não posso drená-lo com o nariz para cima, depois abaixá-lo e drená-lo nivelado. Eu não teria como entrar embaixo dele e colocar o plugue de volta, etc.

Realmente parece que a Hyundai deveria pelo menos explicar qual é o problema com a discrepância entre a vareta e o manual. Não se pode esperar que os proprietários sempre troquem o óleo em um departamento de serviço certificado pela Hyundai. E tenho quase certeza de que nem mesmo seus revendedores saberão, muito menos postos de serviço e lojas de pneus. Por exemplo, se você ligar para o departamento de serviço do revendedor sobre o primeiro intervalo de troca de óleo, eles podem lhe dizer que há "óleo especial" lá da fábrica (e, portanto, deixá-lo por mais de 3.000 milhas), mas é óbvio que eles estão adivinhando e não falando com autoridade.

#23 ·
O conselho chegou a um consenso sobre a marca "cheio" da vareta em comparação com o volume de enchimento de óleo declarado no manual?
Sem consenso. Eu reabasteci o meu sem fazer nada incomum. Demorou exatamente 3,5 qt.

Se você usar um jarro de 5qt, eu recomendo que você meça o que coloca no motor. Usei uma garrafa de água vitamínica (tem boca larga). Despejei 2 xícaras de água nela, marquei a linha d'água. Deixe secar (poderia ter soprado com um compressor de ar).

Levantei o carro com um macaco. Você precisa de um macaco. Não há como tirar todo o óleo com o carro inclinado em rampas. Algumas pessoas podem achar que é ok entrar em um carro apoiado apenas por um macaco se tudo o que vão fazer é reinstalar o bujão de drenagem. Eu não faria isso. Leva apenas um momento para ser esmagado. E isso implicaria que você instalou o filtro de óleo enquanto o carro estava em rampas. Sai muito óleo quando você remove o filtro. Mais pode sair quando o carro estiver nivelado.

Puxei o filtro de óleo. Precisava de uma chave de tampa de filtro.[1] Meu filtro estava apertado. Panela drenada. Carro abaixado. Deixe drenar por 15 minutos. Levantado novamente, enchi o filtro novo com óleo novo, instalado. Plugue instalado.

Enchi a garrafa de água com óleo até a linha. Instalei 6 garrafas. (Coloquei três dedos sobre a boca da garrafa e coloquei rapidamente a garrafa no orifício de enchimento. Você pode usar a tampa da garrafa, mas certifique-se de que ela não caia no motor.).

Depois de 6 garrafas, verifiquei a vareta. Adicionado outro. Motor ligado, em marcha lenta por 2-3 minutos. Esperei 5 minutos após desligar o motor (conforme o manual do proprietário). Verifiquei a vareta. Estava exatamente na linha F.

Com meus múltiplos usos da garrafa de água, não é uma medição exata. Não acho que poderia dizer "3,49". Deve estar dentro de 2 onças. (32 onças por qt.).

[2] "H" Oil Filter Cap Wren. (80 mm x 15 flats, OEM Tools #25406)

#22 ·
Isso me parece muito problema para uma peça de 10 centavos haha. Eu não me preocuparia com o fato de ser nylon ou alumínio. Costumávamos usar os dois quando eu era mecânico, nenhum deles vazava quando apertados corretamente. O tipo de arruela não anulará a garantia de forma alguma, novamente, se for instalado corretamente, pois são feitos para a especificação de vedação. Agora, se você cortar um anel de papelão e instalá-lo, bem, a garantia pode gritar um pouco haha. Minha recomendação é voltar para a Hyundai e obter o que você quer para a paz de espírito, ou apenas usar uma junta/arruela de balcão. No final, você está comprando a mesma peça com um varejista diferente.

P.S. - meu revendedor também me dá arruelas grátis com as compras de filtros de óleo. Você pode querer investigar isso.

#24 ·
Tenho usado 3 quartos mais encher o filtro de óleo para evitar a partida a seco ao trocar o óleo. Sem problemas e o óleo está na marca F na vareta. O motor funciona como se estivesse na manteiga quente. Na minha segunda carga com Castrol Edge e tenho usado Hyundai OEM (comprado no eBay com arruela).