Hyundai Forums banner

Consumo excessivo de óleo

50K views 96 replies 25 participants last post by  13van51  
#1 ·
Tenho um Sonata 2016 com um motor de 2.4l. Uso óleo totalmente sintético e geralmente faço cerca de 3500 milhas entre as trocas de óleo. Fiz uma frenagem brusca na rodovia e a luz de pressão do óleo acendeu e apagou imediatamente. Verifiquei o nível do óleo e nem estava baixo. Estava a cerca de 2000-2300 milhas da minha última troca de óleo e precisei de 2 litros para colocá-lo no nível adequado, o que parece muito excessivo. Não percebo nenhum vazamento/fumaça, a válvula PCV ainda chocalha e parece estar em boas condições, não tenho certeza se esse consumo de óleo é aceitável e quais outras causas poderiam ser, obrigado.

#2 ·
Parece excessivo, leve-o a um concessionário para "monitoramento do consumo de óleo", você pode se qualificar para um motor "novo".

#3 ·
Tenho um Sonata 2016 com um motor 2.4l. Uso óleo totalmente sintético e geralmente faço cerca de 3500 milhas entre as trocas de óleo. Fiz uma frenagem brusca na rodovia e a luz de pressão do óleo acendeu e imediatamente apagou. Verifiquei o nível do óleo e nem estava baixo. Estava a cerca de 2000-2300 milhas da minha última troca de óleo e precisei de 2 litros para colocá-lo no nível correto, o que parece muito excessivo. Não percebo nenhum vazamento/fumaça, a válvula PCV ainda chocalha e parece estar em boas condições, não tenho certeza se esse consumo de óleo é aceitável e quais outras causas poderiam ser, obrigado.
A mesma coisa aconteceu comigo, só percebi porque fiz uma frenagem brusca. A vareta estava seca.
A concessionária fez um teste de compressão e vazamento, não foi bom, o óleo estava queimando provavelmente por causa de um problema no anel do pistão e baixa compressão.
O motor falhou logo depois e consegui um motor novo, eles não me dariam um motor até que este travasse, então esteja preparado para isso.

#5 ·
Qual é a sua quilometragem atual?
Eu tenho o mesmo carro que você, o meu falhou um pouco depois de 100.000 km.
A quilometragem é de apenas 54.000, liguei para a concessionária mais cedo e eles disseram que 1 qt/1000 milhas é "Normal", então eu vim aqui porque isso parece muito excessivo e soa como se fosse, infelizmente. Felizmente, eu tenho a garantia e provavelmente vou monitorar as próximas 1000 milhas e ver se ainda estou perdendo muito óleo e então provavelmente farei o teste de consumo se ainda for o caso.

#8 ·
Você deve verificar o óleo pelo menos a cada 1000 milhas de qualquer maneira.
Deixar baixar abaixo da vareta de medição acelera os danos.
A Toyota e algumas das marcas europeias dizem que 1 qt/600 milhas é normal.

#18 ·
Se você está queimando mais óleo do que gostaria, experimente estas ideias:
Use o óleo vendido para motores de alta quilometragem. (dyno)
Experimente outra marca. Meu Volvo turbo adorava o óleo básico Sunoco.
Use um óleo um ou dois níveis mais espesso.
Faça uma limpeza de carbono com Seafoam.
Verifique se você pode voltar ao óleo dyno e ainda manter sua garantia. É mais barato.

#19 · (Edited)
Se você estiver queimando mais óleo do que gostaria, experimente estas ideias:
Use o óleo vendido para motores de alta quilometragem. (dyno)
Experimente outra marca. Meu Volvo turbo adorava o óleo básico Sunoco.
Vá um ou dois entalhes mais espessos em óleo.
Faça uma lavagem de carbono, com Seafoam.
Verifique se você pode voltar para o óleo dyno e ainda manter sua garantia. É mais barato.
Nada disso vai ajudar, e lamento dizer, mas as empresas Kia/Hyundai estão adotando uma postura firme sobre o consumo de óleo. Na semana passada, as concessionárias e a Kia disseram que não substituiriam os motores que usam 1 qt/300 milhas, pois isso não fazia parte do acordo. O acordo foi para um problema de "detritos" que causou a apreensão dos motores, ou alerta de detecção do sensor de batida, nem um nem outro, sem substituição do motor.

Meu '11 2.0T, funcionou muito bem, mas o consumo de óleo (1 qt/320 milhas) e foi substituído 12/2019, parece que eles mudaram sua posição sobre o consumo de óleo, então acho que é preciso fazer o motor travar. Ótimo para a satisfação do cliente.

#30 ·
Pesquisei no Consumer Reports sobre consumo excessivo de óleo. Eles fizeram um relatório (quase 500.000 proprietários) sobre veículos de 2010 a 2014. Curiosamente, nenhum Hyundai foi listado. Eles dizem, no entanto, que queimar um litro entre as trocas regulares de óleo não é normal - eu concordo. As marcas que queimaram óleo em excesso no relatório são BMW, Audi, Porsche e Subaru. Eu gostaria de fazer um link para o artigo da web, mas sou um membro pago e não tenho certeza se ele é acessível a não membros. AQUI está o link, só para o caso.

#31 ·
Eu pesquisei no Consumer Reports sobre consumo excessivo de óleo. Eles fizeram um relatório (quase 500.000 proprietários) sobre veículos de 2010 a 2014. Curiosamente, nenhum Hyundai foi listado. Eles dizem, no entanto, que queimar um litro entre as trocas regulares de óleo não é normal - eu concordo. As marcas que queimaram óleo em excesso no relatório são BMW, Audi, Porsche e Subaru. Eu gostaria de fazer um link para o artigo da web, mas sou um membro pago e não tenho certeza se ele é acessível a não membros. AQUI está o link, só para o caso.

Claramente, temos proprietários de Hyundai reclamando sobre o consumo de óleo. Honda e Toyota estenderam a garantia dos modelos problemáticos - então essa resposta é melhor que a da Hyundai.

Talvez outra ação coletiva seja necessária.
O consumo excessivo de óleo é um problema comumente reclamado por aqui Problemas do motor Hyundai Sonata 2011

#37 · (Edited)
Pode-se discutir infinitamente sobre o consumo excessivo de óleo. :) Compramos carros coreanos porque são relativamente baratos. As peças sobressalentes também são baratas. E quanto a um simples reparo do motor?
seu motor G4KJ requer.
-novos cartuchos de cilindro;
-novos pistões;
-novos anéis;
-anéis de vedação da válvula;
-talvez a corrente de distribuição e seu tensor precisem de substituição (isso não tem nada a ver com o consumo de óleo, no entanto, deve ser trocado se apresentar algum sinal de desgaste.);
- a bomba de óleo também deve ser verificada.

Confie isso a um cara cujas mãos estão crescendo do lugar certo e você colocará o consumo de óleo em tolerância ou se livrará disso completamente pelos próximos 60.000 milhas.

P.S. Uma razão fundamental para o desgaste rápido do conjunto cilindro/pistão pode ser o colapso do conversor catalítico. Se for o caso, ele também deve ser substituído.

#46 ·
Ouvi muito recentemente que alguém que tem um Sonata 2019 com apenas 55.000 milhas teve uma falha no motor. A reclamação da garantia do motor foi negada porque este era um carro de escola de condução. Não sei se há mais alguma coisa nesta história ou não, e vi isso no canal Scotty Kilmer no YouTube.
Não é difícil de acreditar, você tem um link para o vídeo?

#51 ·
BG é a verdadeira coisa, eu não recomendaria algo sem a aprovação de técnicos profissionais que o usam e funciona muito bem. Um ótimo exemplo aqui, veja como ajudou e deu um pouco mais de vida a este veículo, as coisas são incríveis.!. mecanicQ na minha área mudou-se recentemente para perto de mim e todos os produtos e serviços realizados lá usam a química BG, eu gosto disso. (y)

#52 ·
Pergunto-me se uma verificação de compressão à moda antiga revelaria algo de errado com os anéis e as guias de válvulas. Se um problema aparecer, seria uma evidência objetiva para vencer a concessionária.

Além disso, alguma indicação de óleo no líquido de arrefecimento? Isso mostraria evidências de uma falha na junta da cabeça.

Eu também ficaria atrás do carro e pediria a um amigo para dar a partida a frio no carro. O conversor catalítico vai consumir muita fumaça azul, mas se os anéis/guias de válvulas/junta da cabeça estiverem particularmente ruins, você verá um pouco de fumaça azul depois de meio minuto.

Boa sorte.

#54 ·
Eu me pergunto se um teste de compressão à moda antiga revelaria algo de errado com os anéis e guias de válvulas. Se um problema aparecer, seria uma evidência objetiva para vencer a concessionária.

Além disso, alguma indicação de óleo no líquido de arrefecimento? Isso mostraria evidências de uma falha na junta da cabeça.

Eu também ficaria atrás do carro e pediria a um amigo para dar a partida a frio no carro. O conversor catalítico vai consumir muita fumaça azul, mas se os anéis/guias de válvulas/junta da cabeça estiverem particularmente ruins, você verá um pouco de fumaça azul depois de meio minuto.

Boa sorte.
O teste de compressão e vazamento não vence a concessionária ou a sede, minha concessionária fez isso e a sede negou, embora os testes tenham mostrado que eu preciso de um motor novo. Só depois que ele travou foi coberto.

#64 ·
John
Alguns dos diagnósticos que li revelam bombas de óleo severamente sujas que acabam por restringir moderadamente o fluxo de óleo através do motor.
Um produto como o BG EPR ajudaria com isso?
BG Products Link (per Google Search)
para motores sujos, bombas de óleo, os a serem usados são estes 2 galões, o 1º (limpador de motor BG Dynamic) o 2º (óleo de enxágue BG) e uma lata de BG MOA. como mostrado aqui.

#65 · (Edited)
2.4 ou 2.0T tudo a mesma porcaria, não importa qual motor, todos eles têm propensão a travar.
A razão pela qual a bomba está "suja" é por causa das raspas quando os cilindros ficam
fora de forma e desgastam rapidamente. Há uma pequena tela na carcaça da bomba, que fica
entupida e vai embora o Babbitt e a apreensão iminente.

Pelo menos essa é a minha opinião, e a razão pela qual nenhum tipo de manutenção ajudará a condição, mas
só não consigo entender por que eles não sucumbem todos a esse fenômeno de design deficiente.

Um pouco de dados históricos:
Eu sou um cara muito velho e talvez há mais de 50 anos, a GM (Pontiac) pensou que faria um motor V-8 mais silencioso,
então o resultado foi revestir a engrenagem da came com plástico. Funcionou muito bem por um tempo até que
a fadiga cobrasse seu preço no plástico. Pedaços se soltavam e se acumulavam na tela da bomba de óleo,
mas uma vez que a tela estivesse cheia e o fluxo de óleo bloqueado, um recurso de segurança embutido, uma
válvula de alívio no meio da tela se abriria, e você adivinhou os resultados, o plástico seria sugado para o
motor, e como o plástico acabaria por bloquear o fluxo de óleo, ele travaria..........soando familiar?

#66 · (Edited)
A bomba de óleo e esta tela podem ser acessadas sem uma grande conta do cartão Visa? E quanto à remoção do cárter de óleo e à limpeza dos detritos de cavacos a cada 75.000 km? Ouvi dizer que há pouco espaço e é um trabalho difícil.

Faz mais sentido agora - por que estou comprando óleos de motor mais espessos e de alta qualidade com a melhor proteção contra desgaste e os filtros de óleo de maior capacidade disponíveis. Ajuda a atrasar o inevitável.
Boa informação lá, turbonut.... obrigado.

#67 ·
E quanto a remover o cárter de óleo e limpar os detritos de raspas a cada 75 mil km?
Se você está recebendo raspas, então nada vai salvar o motor.

Faz mais sentido agora - por que estou comprando óleos de motor mais espessos e de alta qualidade com a melhor proteção contra desgaste e os filtros de óleo de maior qualidade disponíveis.
Óleo mais espesso não vai te salvar. Quando os detritos atingirem o filtro de óleo, ele já terá passado pelo motor.

Eu prefiro esperar até que o motor se autodestrua, e então pegar um novo.

#70 ·
Tenho um Sport 2019, que acabou de completar 9550 milhas. Na minha primeira troca de óleo, não usei nenhum óleo, mas o TBN, que é uma medida de quanto das propriedades lubrificantes estão restantes no óleo, estava em 1,5 a 4800 milhas. 1 é considerado como não mais lubrificando o motor. O óleo geralmente começa com um TBN de 6 ou mais, então duvido que se eu tivesse seguido o conselho da Hyundai e esperado até 7.500 milhas, o óleo não estaria mais desempenhando a lubrificação adequada. Substituí esse óleo por Mobil1,5w20 totalmente sintético.

Hoje, com 9550 milhas, troquei o óleo novamente e o substituí por Quaker State 5w30 totalmente sintético. Enviei novamente uma amostra para a Blackstone Labs, para análise. Se os resultados forem bons, não farei outro teste até atingir 20 mil milhas.

Meu carro não usa nenhum óleo, drenei 5 litros completos tanto a 4800 milhas quanto hoje a 9550 milhas. Postarei os resultados da Blackstone quando os receber.

#71 · (Edited)
Tenho um Sport 2019, que acabou de completar 9550 milhas. Na minha primeira troca de óleo, não usei nenhum óleo, mas o TBN, que é uma medida de quanto das propriedades lubrificantes estão restantes no óleo, estava em 1,5 a 4800 milhas. 1 é considerado como não lubrificando mais o motor. O óleo geralmente começa com um TBN de 6 ou mais, então duvido que se eu tivesse seguido o conselho da Hyundai e esperasse até 7.500 milhas, o óleo não estaria mais desempenhando a lubrificação adequada. Substituí esse óleo por Mobil1,5w20 totalmente sintético.

Hoje, com 9550 milhas, troquei o óleo novamente e o substituí por Quaker State 5w30 totalmente sintético. Enviei novamente uma amostra para a Blackstone Labs, para análise. Se os resultados forem bons, não farei outro teste até atingir 20 mil.

Meu carro não usa nenhum óleo, drenei 5 litros completos tanto a 4800 milhas quanto hoje a 9550 milhas. Postarei os resultados da Blackstone quando os receber.
TBN de 1 é super baixo; eu não recomendaria levá-lo tão baixo. TBN de 2,5-3 é o mais baixo que você deseja antes de trocar o óleo.

Eu uso Amsoil SS e o TBN começa em 12,5 e eu o uso por cerca de 10.000 milhas e meu TBN acaba em torno de 3 quando troco o óleo. Motores GDI são muito agressivos com o óleo e geram muito calor. Se estiver usando óleo mineral, eu estaria em serviço severo de 3.750 milhas; use totalmente sintético e 7.500 milhas é perfeitamente aceitável (use um filtro de óleo de qualidade).

Além disso, eu só uso Oil Analyzers agora (link abaixo), pois eles são muito mais precisos do que Blackstone e usam equipamentos calibrados reais e padrões ASTM. Você pode comprar os kits por ~ $ 30 (inclui TBN), que é menos do que os $ 40 que a Blackstone cobra.

#76 · (Edited)
Jeremy
Eu usei Blackstone e Wix Analysis antes. Obrigado pelo link para Oil Analyzers. Vou experimentá-los na próxima vez .... provavelmente em abril de 2021.
No início, estou fazendo uma Análise Virgem.
É para o Hyundai 2.4GDI. Estou fazendo uma mistura 50-50 de Pennzoil Ultra Platinum 5w30 com Pennzoil Platinum Euro-L 5w30.
Meu motor derruba o ponto de fulgor como uma âncora de barco e corta óleos 30w para 20w em 3,3k. Tentando esta mistura para melhorar os resultados do UOA na próxima vez.

O membro Molakule em outro fórum mencionou na semana passada que a única maneira de testar essas Análises é ter a Análise Virgem e a Usada, para comparar lado a lado.
Esta será a primeira vez que farei ambos (antes e depois).

#77 ·
Jeremy
Eu usei Blackstone e Wix Analysis antes. Obrigado pelo link para Oil Analyzers. Eu vou experimentá-los na próxima vez .... provavelmente em abril de 2021.
No início, estou fazendo uma Análise Virgem.
É para o Hyundai 2.4GDI. Estou fazendo uma mistura 50-50 de Pennzoil Ultra Platinum 5w30 com Pennzoil Platinum Euro-L 5w30.
Meu motor derruba o ponto de fulgor como uma âncora de barco e ele corta óleos 30w para 20w em 3,3k. Tentando esta mistura para melhorar os resultados do UOA na próxima vez.

O membro Molakule em outro fórum mencionou na semana passada que a única maneira de testar essas Análises é ter a Análise Virgem e a Usada, para comparar lado a lado.
Esta será a primeira vez que farei os dois (antes e depois).
Você certamente pode enviar uma amostra virgem para seus próprios registros, se desejar. Não tenho certeza de quais dados a amostra virgem lhe daria que você já não saberia? Ele não terá silício, ferro ou quaisquer metais de desgaste e obviamente não será oxidado. Eu presumo que o fabricante do óleo lhe dá o TBN do óleo em suas especificações ou pelo menos a Amsoil faz. Eu acho que a Oil Analyzers é muito mais legítima e precisa do que a Blackstone, pois usei as duas.

Se você não experimentou o Amsoil Signature Series 5W-30 com um de seus filtros de óleo Ea15K, eu recomendo com certeza. Eu também tenho um 2.4L GDI e eu o rodo 10k milhas nos filtros Amsoil SS e Ea15K e não tive problemas com meus relatórios de análise de óleo. Todo mundo tem suas próprias opiniões sobre óleo aqui e há muitos bons óleos totalmente sintéticos no mercado. Sou parcial ao Amsoil porque eles não tentam esconder nenhuma de suas especificações de óleo e eles fazem um óleo totalmente sintético de alta qualidade. Eles também fazem um óleo Euro totalmente sintético que pode lhe interessar também.

#79 ·
Concordo com o óleo Amsoil Signature Series. Mas eu nunca usaria o óleo Sig por mais tempo do que as diretrizes do fabricante, seja durante o período de garantia ou depois.

Jeremy
Você se tornará meu primeiro membro Follow aqui. Estou interessado em ler o que está por vir nos próximos anos, para você e seu (eu acho) Sonata 2017.

#80 ·
🤥
Por que todo mundo faz tanto alarde sobre o tipo de óleo/filtro a ser usado nesses, ou em qualquer veículo, quando não fará diferença de uma forma ou de outra?
Alguém já ouviu falar de falha do motor devido ao tipo de óleo usado, desde que esteja dentro da recomendação do fabricante?
Eu certamente não e não tenho ideia de quantos motores eu desmontei/reconstruí.

Eu já disse antes, se o motor vai quebrar, não importa o tipo de óleo/filtro e/ou manutenção que se faça, isso não impedirá que esses motores se deteriorem, então economize seu dinheiro.

#81 · (Edited)
🤥
Por que todo mundo faz uma grande coisa sobre o tipo de óleo/filtro a ser usado nestes, ou em qualquer veículo, quando isso não fará diferença de uma forma ou de outra?
Alguém já ouviu falar de falha do motor devido ao tipo de óleo usado, desde que esteja dentro da recomendação do fabricante?
Eu certamente não ouvi e não tenho ideia de quantos motores eu desmontei/reconstruí.

Eu já disse antes, se o motor vai quebrar, não importa o tipo de óleo/filtro e/ou manutenção que se faça, isso não impedirá que esses motores se deteriorem, então economize seu dinheiro.
Por que membros como você continuam a insistir nas escolhas de óleo e filtro dos outros? Ninguém aqui está dizendo que suas escolhas produzem uma cura para a morte do motor Hyundai.
Eu faço minhas escolhas para ajudar a atrasar essas quebras e falhas que muitos estão enfrentando. Sinto que minhas escolhas fazem uma diferença de tempo a longo prazo.

Os filtros oferecem diferentes serviços de retenção e fluxo dentro de seus produtos. A retenção de detritos faz a diferença. Óleos que oferecem melhor proteção contra o desgaste e melhor poder de limpeza ajudam esses motores problemáticos a durar mais. Graus de óleo mais pesados fazem a diferença, oferecendo menor consumo e maior resistência do filme nas peças do motor. O aumento dos OCIs ajuda a fornecer limpeza, resistência ao desgaste e minimiza o cisalhamento do óleo.

Se suas experiências passadas não fizeram diferença em como, quando ou por que seu motor falhou, não significa que o mesmo M.O. se aplica a todos.

Eu não estou debatendo isso. Eu tenho muita experiência pessoal sabendo que meu lado desta agenda funciona. Eu não tenho tempo para tentar ensinar aos de mente estreita que patrulham esses fóruns todos os dias - de qualquer maneira. Você continua acreditando no que acredita e continua perdendo seu tempo fazendo isso. Você nunca mudará meu M.O. aqui. Então, por favor, escolha outro membro para lutar. Você perdeu esta luta comigo.

Ao buscar informações aqui, os membros do fórum com problemas devem apenas se lembrar das respostas dos proprietários que nunca enfrentaram uma dessas falhas de motor. Procure aconselhamento apenas daqueles cujos veículos não estão tendo problemas.

#82 ·
Eu sou um grande defensor do óleo totalmente sintético e acho que ele deveria ser o único óleo permitido em carros hoje. Eu NUNCA gostaria de colocar óleo mineral no motor GDI de alta temperatura de hoje e, especialmente, em um com turbo. A formação de borra em qualquer motor é sempre uma preocupação. Claro que, se você nunca planeja manter um carro por mais de 60.000 milhas, então quem se importa, rsrs.

#83 ·
Estou usando óleo sintético no meu motor GDI, mas não aqueles caros de butique.
SuperTech 5W-30 atende às especificações e faz o trabalho.
Também na próxima troca, planejo usar um filtro Wix superdimensionado.

#88 ·
Eu acho que se você completar o óleo constantemente, o motor não vai travar, mas acho que em algum momento ele queima tanto óleo que você nunca vai conseguir acompanhar. Nosso Sonata 2013 teve óleo sintético Mobil1 e filtro de óleo Hyundai por toda a vida, 3,5K OCI e agora com 114K milhas passa por 1 qt a cada 600-800 milhas, então vou fazer o teste na próxima troca de óleo.

Estou olhando o arquivo PDF da Kia acima e fico preocupado. Tenho um Veloster 1.6 Turbo com o motor Gamma. Esse é o próximo?
Além disso, procurando um Tucson. Eu estava particularmente procurando os com motor 2.0 Nu, mas parece que até esses são problemáticos. Alguém pode elaborar?
Repense sua teoria, pois qualquer tipo de manutenção, óleo, filtro não vai parar o problema do motor, e o 1.6T não está incluído no recall.
Eu vou repetir, Santa Fe 2.4 da minha filha 2017, 72.000 milhas, CEL P1326 em uma noite de sábado no ano passado, quando saímos para jantar com ela e seu genro.
Eu verifiquei o código, pois eu tinha o scanner comigo, verifiquei o óleo do motor, talvez 1/8" abaixo da marca de cheio, então disse a eles para levá-lo à concessionária em
segunda-feira. Recebi uma ligação na manhã de domingo dizendo que o SUV parou a cerca de 3 milhas de sua casa, então fui para o local, estava em uma estrada rural estreita,
sem acostamento, 3 carros de polícia na área direcionando o tráfego ao redor do veículo, e o que mais tornou isso ótimo, chovendo torrencialmente. Verifiquei
o veículo, o motor travou e eles tinham dirigido o veículo por 9 milhas.

Se o motor está destinado a ir, não há como pará-lo.