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Motor de arranque funciona mas não pega, Hyundai Accent 2009

1.7K views 28 replies 5 participants last post by  charlescrown  
#1 ·
Olá a todos, há uma semana, meu Hyundai Accent 2009 não pega mais, ele dá a partida, mas não tem faísca. Eu substituí o sensor de virabrequim e o sensor da árvore de cames, a correia dentada está boa, ele parou de funcionar na minha garagem sem motivo. Tentei conectar meu scanner de código, mas ele disse que não conseguiu conectar (Meu scanner funciona muito bem com meu outro carro). Eu tenho um motor de partida remoto, também não pega, apenas dá a partida. Eu não sei o que tentar em seguida, obrigado
 
#4 ·
Se você estiver usando uma ferramenta de digitalização realmente barata, esse pode ser o problema de não conseguir se conectar à ECU - isso realmente aconteceu comigo há muito tempo. Se possível, experimente outra ferramenta de digitalização.

Quando você disse que não tinha "faísca", você realmente testou se não há faísca das bobinas de ignição quando o motor está girando (por exemplo, com um testador de faísca)?
 
#7 ·
meu hyundai accent 2009 não dá a partida, ele gira, mas não tem faísca.
Parece que você está no Canadá, o que significa que seu carro terá um imobilizador com chave transponder. Quando você liga a ignição, antes de girar a chave para START, a luz de advertência do imobilizador está acesa? O símbolo é um carro com uma chave dentro. Essa luz deve estar acesa junto com as outras luzes de advertência. Se não estiver acesa, isso geralmente significa que a ECU do motor não consegue ler o código do transponder da chave de ignição, o que imobilizará o motor e o impedirá de dar a partida.
 
#9 ·
Se fosse o leitor do transponder, o carro não daria a partida com o arranque remoto?
Eu não sei o suficiente sobre o seu arranque remoto para responder a isso. Mas acho que o arranque remoto ainda precisaria transmitir um código do transponder para permitir que o motor dê a partida. E se a ECU do motor não conseguir ler o código do transponder, independentemente de vir da chave ou do arranque remoto, o motor será imobilizado.

Dito isso, perdi a parte na sua postagem original sobre a ferramenta de digitalização não conseguir se comunicar com a ECU do motor. Quando você tem uma falha na partida e nenhuma comunicação com a ferramenta de digitalização, esses são frequentemente sintomas de um problema de alimentação da ECU. E a primeira etapa no diagnóstico de problemas de alimentação é usar um voltímetro para verificar TODOS os fusíveis.

Para verificar os fusíveis, conecte a sonda preta do medidor a um bom aterramento (negativo da bateria), ligue a ignição e, em seguida, toque a sonda vermelha do medidor nos dois terminais de teste na parte superior de cada fusível. Se você encontrar um fusível que tenha 12V em um terminal e 0V no outro, esse fusível está queimado e precisa ser substituído...

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#11 ·
mas eu poderia verificar novamente com um voltímetro
A verificação com um voltímetro é muito importante. Porque você não está apenas verificando se nenhum dos fusíveis está queimado, mas também quer verificar se certos circuitos estão sendo alimentados. Portanto, preste atenção especial aos fusíveis SNSR (sensor), INJ (injetor) e a quaisquer fusíveis da ECU localizados na caixa de fusíveis do compartimento do motor. Todos esses fusíveis devem ser alimentados com 12V quando a ignição estiver ligada, porque eles alimentam circuitos que são críticos para o funcionamento do motor. Se você descobrir que esses fusíveis não têm energia, isso faz parte do seu problema.
 
#13 ·
Olá, obrigado pelo seu tempo, testei todos os fusíveis como você me disse, tenho alguns que testam 0, alguns deles deveriam ter 12V?
Você ligou a ignição ao testar os fusíveis?

De qualquer forma, os fusíveis que você circulou não são relevantes para este problema de não dar partida. Na primeira imagem, você circulou os fusíveis do espelho aquecido, da luz traseira (E e D) e de partida (o último alimenta o lado de controle do relé de partida, então, se estivesse queimado, o motor não daria partida de forma alguma). Na segunda imagem, todos os fusíveis que você circulou são fusíveis sobressalentes.

@AUTOSPARK aconselhou você a verificar fusíveis específicos na caixa de fusíveis do compartimento do motor - você os verificou?
 
#18 ·
Eu substituí estes para tentar corrigir o problema atual, para o tacômetro, ele vai para +-250rpm quando eu dou partida, e para os fusíveis, os que eu disse estavam em 0V nos 2 lados
Você disse anteriormente que não tem faísca ao dar partida no motor e confirmou isso. Você tem energia nas bobinas de ignição? Com a ignição ligada, deve haver tensão da bateria no Terminal nº 2 em cada um dos conectores da bobina de ignição. Sonda suavemente se estiver verificando pela frente dos conectores.
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#20 ·
Só para resumir onde estamos e me corrija se algo aqui estiver errado:

  • As bobinas de ignição têm energia da bateria, mas não há faísca durante a partida do motor
  • A ECU está recebendo sinal do sensor de posição da árvore de manivelas, pois as RPMs registram no tacômetro durante a partida

Parece que a ECU não está aterrando o circuito da bobina de ignição, mas, para ter certeza, você tem uma luz de teste? Se sim, conecte-a ao positivo da bateria e examine cuidadosamente o outro terminal (Terminal nº 1) em um dos conectores da bobina de ignição durante a partida e veja se a luz de teste pisca.

Se não piscar, o fato de sua ferramenta de diagnóstico não conseguir se conectar à ECU pode ter alguma importância aqui. Aliás, qual é o fabricante e o número do modelo da ferramenta de diagnóstico que você tentou usar para se conectar à ECU?
 
#22 ·
O.K. Existem inúmeras reclamações nas avaliações em Amazon.com para esta ferramenta de diagnóstico que ela não se conecta aos Hyundai Accents de geração MC. Se você conhece alguém com uma ferramenta de diagnóstico diferente, pode tentar. Seria bom saber se uma ferramenta de diagnóstico decente pode se comunicar com a ECU, já que a ECU não está se comportando como esperado.

Enquanto isso, acho que você pode fazer algumas verificações no conector OBDII para ter certeza de que está pelo menos normal. Com a ignição desligada, verifique o Terminal nº 16 para obter energia da bateria (ele deve estar sempre quente). Em seguida, verifique a resistência entre as linhas CAN high/low (Terminais nº 6 e nº 14), que deve ser de cerca de 55-65 Ohms. Em seguida, verifique a continuidade com o terra em cada um dos Terminais nº 4 e nº 5. Apenas uma observação, no meu carro o conector está de cabeça para baixo em relação ao que é mostrado no diagrama abaixo (não tenho certeza se isso é o mesmo para todos os Accents desta época).

A propósito, algum trabalho foi feito no carro recentemente antes que esse problema acontecesse? Quando o sistema de partida remota foi instalado?

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#23 ·
O.K. Existem inúmeras reclamações nas avaliações em Amazon.com para esta ferramenta de diagnóstico que ela não se conectará aos Hyundai Accents da geração MC. Se você conhece alguém com uma ferramenta de diagnóstico diferente, pode tentar isso. Seria bom saber se uma ferramenta de diagnóstico decente pode se comunicar com a ECU, pois a ECU não está se comportando como o esperado.

Enquanto isso, acho que você pode fazer algumas verificações no conector OBDII para ter certeza de que ele está pelo menos normal. Com a ignição desligada, verifique o Terminal nº 16 quanto à energia da bateria (ele deve estar quente o tempo todo). Em seguida, verifique a resistência entre as linhas CAN high/low (Terminais nº 6 e nº 14), que deve ser de cerca de 55-65 Ohms. Em seguida, verifique a continuidade com a terra em cada um dos Terminais nº 4 e nº 5. Apenas uma observação, no meu carro o conector está de cabeça para baixo em relação ao que é retratado no diagrama abaixo (não tenho certeza se isso é o mesmo para todos os Accents desta época).

Aliás, houve algum trabalho feito no carro recentemente antes que esse problema acontecesse? Quando o sistema de partida remota foi instalado?

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Eu não tenho nenhuma outra ferramenta de scanner por enquanto, vou tentar verificar os terminais que você pediu, só para ter certeza dos nº 4 e 5, como devo processar para testá-los? E para suas outras perguntas, eu não fiz nenhuma outra reparação recentemente neste carro, e para a partida remota, eu tenho o carro desde 2019 e a partida remota já estava nele nessa época
 
#24 ·
Eu acho que se você está recebendo a mensagem "não pode comunicar", os pinos do plugue 16 junto com 4 e 5 estão ativos, então ele volta para os Dados. Como mencionado na postagem 11, verifique todos os fusíveis de alimentação da ECU. Com o diagnóstico, verifique se os pinos na tomada OBD2 do carro não foram empurrados para dentro e não estão fazendo contato. Se você acha que sua ferramenta de diagnóstico tem um problema de software (eu duvido), tente usar apenas o OBD2 e não específico da Hyundai.
 
#25 · (Edited)
Eu imagino que se você estiver recebendo a mensagem "não é possível comunicar", os pinos do plugue 16 junto com 4 e 5 estão ativos, então ele volta para os Dados. Como mencionado na postagem 11, verifique todos os fusíveis de alimentação da ECU.
Com o diagnóstico, verifique se os pinos na tomada OBD2 do carro não foram empurrados para dentro e não estão fazendo contato.
Se você acha que sua ferramenta de diagnóstico tem um problema de software (eu duvido), tente usar apenas o OBD2 e não específico da Hyundai.
Eu verifiquei todos os fusíveis com um voltímetro, como autospark disse.
O que você quer dizer com tentar usar apenas o OBD2 e não específico da Hyundai?
 
#27 ·
Não faço ideia. Nunca ouvi falar dessa marca antes e sim, ela tem uma aparência básica. Mesmo a ferramenta mais simples deve ser capaz de se comunicar. Os únicos problemas que vi são ferramentas que não se comunicam com o VPW, que não é usado pela Hyundai.