Hyundai Forums banner

Vazamento de óleo ao redor do cárter e da parte inferior!

121K views 93 replies 42 participants last post by  JMHF  
#1 ·
Então, eu ia fazer a minha própria troca de óleo este fim de semana e notei que havia óleo por toda a cobertura de plástico inferior. Pensei que os caras da concessionária não tinham feito um bom trabalho de limpeza da parte inferior do carro depois que eles fizeram a última troca de óleo. Daí porque estou fazendo isso agora. Percebi depois de limpar tudo que parece haver um pequeno vazamento ao redor da junta onde o cárter encontra a parte inferior do motor na parte de trás, onde estaria o bujão de drenagem. Alguém mais já verificou se eles também estão vazando? Eu não troquei o óleo e levarei o carro para reparo esta semana.

#5 ·
Vendo o vazamento da panela inferior na cola... a cola que eles usam na montagem parece ser um material barato de baixa qualidade que não parece fixar firmemente... Por que eles não têm inteligência para usar PERMATEX ULTRA RTV em primeiro lugar, está além da minha compreensão, começando a refazer a vedação nos motores LAMBDA para a tampa dianteira e cárter de óleo, 6+ anos depois, a cola ainda está pegajosa, não curada... Pergunto-me por que as juntas vazam?

A substância que recebemos em tubo (RTV) com o número da peça Hyundai parece/cheira/endurece como o PERMATEX ULTRA anterior que a Hyundai estava colando na embalagem PERMATEX e enviando para as concessionárias antes da mudança para o material atual em um tubo menor.

#9 ·
Seeing the lower pan leak at the goo.. the goo they use at assembly seems to be some cheap low quality stuff that dont seem to set up firmly.. Why they aint got smarts to use PERMATEX ULTRA RTV in first place is beyond me,, starting to do re-seal on the LAMBDA engines for front cover and oil pan,, 6+yr later, the goo is still sticky,, not cured... wonder why the joints leak ??

A coisa que recebemos em tubo (RTV) com o número da peça Hyundai parece/cheira/endurece como o PERMATEX ULTRA anterior que a Hyundai colocava na embalagem PERMATEX e enviava para as concessionárias antes da mudança para a coisa atual em um tubo menor.
Você está vendo vazamentos na tampa dianteira também? Se sim, o que é necessário para removê-la? Você também pode soltar o cárter de óleo sem ter que levantar o motor?

#7 ·
Sonata 2012 com o mesmo problema. Parece pior depois da minha última troca de óleo com óleo novo. Usei um filtro Bosch de alta qualidade e Castrol GTX. Troquei o óleo e pensei que tinha algum resíduo que pudesse ter caído em cima da proteção de plástico sob o berço. Rastejei sob o carro e havia um cárter de óleo muito molhado. Não muito feliz. Feliz por estar apenas alugando isso para minha esposa. Mesmo meus Chevys não fazem essa porcaria até atingirem 100.000+ km.

#8 ·
Você consegue ver a área onde está vazando apenas removendo a porta de acesso para o bujão de drenagem? Estarei trocando o óleo nas próximas semanas e quero verificar meu motor quanto a vazamentos.

#10 ·
Deixe o revendedor dar uma olhada. Eu tive o mesmo problema, eles tiveram que trocar o cárter. Eles me disseram quando aconteceu comigo que a vedação não era tão boa, então eles a substituíram e colocaram uma nova vedação, mas tive que esperar cerca de 4 horas para que tudo curasse e fosse testado quanto a vazamentos e não paguei nada.

#11 ·
Sim, eu podia ver claramente onde estava. Não, eu não vi isso na frente, apenas no lado da firewall (traseira). E sim, vai para a concessionária para consertar. Eles se fizeram de idiotas muito bem, para minha decepção com o problema. Não deveria acontecer em um carro novo. Design/escolha ruim. Necessário junta de feltro ou junta de borracha!!

#13 ·
E veredicto final, reparo na garantia. Mas eles tiveram que culpar todas as montadoras, dizendo que todos os carros novos são assim agora. Sem responsabilidade! Odeio essa besteira.
Na verdade, a maioria dos fabricantes está usando RTV nas cárteres de óleo. Se for de boa qualidade (RTV) e aplicado corretamente, é melhor do que cortiça e borracha. Fico feliz em saber que eles cuidaram disso.

#14 · (Edited)
Meu cárter de óleo está molhado no mesmo lugar que OP. Eu provavelmente vou fazer isso sozinho em vez de mandar o revendedor fazer. Eu não preciso de um trabalho mal feito no meu carro. Eu só tenho medo de que o velho RTV não seja limpo corretamente e acabe entrando no meu sistema de óleo.

Cárter de óleo parece bastante fácil no nosso carro, a única coisa que vejo no caminho é em direção à frente, onde o compressor de ar condicionado é parafusado.

Tempo de livro da seguinte forma:
Substituir Superior 2.4
Substituir Inferior 1.4

9. Remova os parafusos inferiores do compressor de ar condicionado (A).
Image

20. Remova o suporte do compressor de ar condicionado (A).
Image

Fácil o suficiente :)

#17 ·
Como observado antes, eles (fabricante) usam goo a granel por tanque cheio, e provavelmente é o licitante de baixo custo que conseguiu o contrato para a goo por vagão-tanque de trem cheio. O motor é produzido em massa para que possa ser rapidamente montado no chassi e seguir viagem.

No nível do revendedor, estamos recebendo goo em tubo que se assemelha a PERMATEX ULTRA por aparência/cheiro e textura, embora seja um pouco mais claro. A porcaria no motor é de cor diferente.

No revendedor, temos a capacidade de instalar a(s) peça(s), empurrar o carro para o resto do dia e permitir que a goo cure bem, você NÃO quer montar as peças e imediatamente encher com óleo/refrigerante e sair na estrada, MÁ IDEIA..

Se eu puder deixá-lo parado o resto do dia, ou durante a noite (o melhor), essa seria a melhor opção, mas os conselheiros de serviço bobos querem que o carro saia logo após a montagem das peças, o cliente quer sentar e esperar (má ideia).. às vezes não se pode vencer, então eles tentam culpar o técnico porque está vazando de novo.

#20 ·
Como observado antes, eles (fabricante) usam goo a granel por tanque cheio, e provavelmente é o licitante de baixo custo que conseguiu o contrato para o goo por vagão-tanque de trem cheio. O motor é produzido em massa para que possa ser rapidamente montado no chassi e seguir viagem.

No nível do revendedor, estamos recebendo goo em tubo que se assemelha ao PERMATEX ULTRA por aparência/cheiro e textura, embora seja um pouco mais claro... a porcaria no motor é de cor diferente.

No revendedor, temos a capacidade de instalar a(s) peça(s), empurrar o carro para o resto do dia e permitir que o goo tenha uma boa cura, VOCÊ NÃO quer montar as peças e imediatamente encher com óleo/líquido de arrefecimento e sair na estrada, MÁ IDEIA..

Se eu puder deixá-lo parado o resto do dia, ou durante a noite (o melhor), essa seria a melhor opção, mas os conselheiros de serviço bobos querem que o carro saia logo após as peças serem montadas, o cliente quer sentar e esperar (má ideia)... não se pode vencer às vezes, então eles tentam culpar o técnico porque está vazando de novo...
LOL Eu sinto sua dor, irmão.

#19 ·
Concordo com o acima. Quando o revendedor coloca aquela placa grande na frente do fabricante que ele representa, você sabe que eles têm um relacionamento contratual com o fabricante. Posso garantir que qualquer revendedor que trabalhe diretamente com uma montadora tem uma responsabilidade direta com o cliente que compra deles. O fabricante só pode fazer tanto e é por isso que existem revendedores. Você não pode simplesmente entrar na fábrica da Hyundai no Alabama e comprar um carro. Torna-se o problema do revendedor quando algo dá errado e eles são solicitados diretamente pelo fabricante a resolver esses problemas. É claro que a montadora pode intervir se o revendedor não o fizer.

#21 ·
Olá,

Alguém tem o valor do torque e a sequência para reinstalar o cárter de óleo? Não consigo encontrar no manual de serviço HMA.

Eu também tenho um cárter de óleo vazando após 4 mil. Vou apenas usar o 'right stuff - cinza'.

Eu não tenho muita confiança nos revendedores que consertam meus carros. A menos que seja um problema mecânico importante, então farei o reparo eu mesmo. Pelo menos sei que está feito corretamente com o cuidado que precisa ser dado.

#22 ·
Só queria acrescentar que também tenho um vazamento de óleo em algum lugar ao redor do cárter.

No início, pensei que fosse apenas o bujão de drenagem, mas o vazamento persistiu por várias trocas de óleo. Troco a arruela de esmagamento cada vez e aperto de acordo com as especificações usando uma chave de torque, então tenho quase certeza de que não é o bujão de drenagem.

O óleo escorre para a proteção térmica e se acumula ali. Quando o motor está aquecido, o cheiro de óleo usado que entra pelo sistema de controle de clima é tão ruim que não consigo mais usar ar fresco. Isso resulta no espetáculo absurdo de acionar o aquecedor com ar recirculado enquanto dirige com as janelas abertas em tempo frio para evitar que os vidros embacem. Quando entro na minha garagem, o cheiro de óleo usado enche a garagem e penetra na casa.

O vazamento é pequeno e nunca precisei adicionar óleo para completar, mas é um tanto ridículo que um carro mais novo já esteja vazando óleo. Lamento ter comprado um veículo do ano modelo (2011).

Estarei levando-o ao departamento de serviço da concessionária esta semana ou na próxima. Eles realmente me deram uma volta ao substituir os amortecedores dianteiros para corrigir a tração para a esquerda, então não estou confiante de que eles serão rápidos em resolver este problema. Tenho reunido minha documentação e lido sobre este problema e revisto o livreto de garantia em preparação. Este tópico tem sido muito útil neste processo e eu queria agradecer aos cartazes que contribuíram.

#25 ·
Bem, eu mesmo refiz a vedação da cárter de óleo ontem com o 'material certo - cinza'. Foi um trabalho e tanto, mas não muito ruim. A parte mais difícil foi tirar a cárter de óleo, pois o selante de silicone que eles usaram grudou muito na cárter e no bloco. Eu também troquei o bujão de drenagem por um magnético e usei uma arruela de esmagamento de cobre/latão. Eu também descobri que o parafuso de drenagem tem que ser apertado de acordo com as especificações para que não vaze.

Eu acho que só o tempo dirá se isso vai consertar o vazamento.

#27 ·
Eu pensei, eu voltaria depois de alguns dias. A panela foi selada com sucesso. No entanto, aquele maldito bujão de drenagem ainda está vazando muito ligeiramente. Acho que terei que embrulhá-lo em teflon na próxima vez que trocar o óleo. Por enquanto, estou satisfeito.
Consiga uma válvula de óleo FUMOTO em vez disso e seu problema será resolvido. Válvula Fumoto | Qwik Valve™Eu instalei a minha na primeira troca de óleo. Eles têm vários modelos diferentes, mas o normal sem um bico funciona bem e é esse que eu tenho.

#30 ·
Olá a todos, acabei de trocar meu Sonata 09 por um 11 Sonata Limited 2.0T. Passei os últimos dias pesquisando as postagens e acompanhando os turbos.
Este vazamento de óleo parece comum, em que quilometragem você notou o vazamento? Não tive a chance de olhar para o cárter porque só tenho o carro desde sábado, mas o óleo acabou de ser trocado e está na marca Full. Estou com 23.000 milhas agora, então estou apenas curioso para saber se isso é algo que é notado cedo, como por volta de 5.000 milhas ou mais tarde 20.000 milhas... Eu vi um vazamento em 4k mencionado acima. Obrigado

#32 · (Edited)
Bem, para adicionar a este tópico, acho que a Hyundai usa um produto Threebond. Eu estava olhando no site da HMA e eles estavam dizendo que o produto de vedação que eles estavam usando mudou de um TSB. De qualquer forma, eu acho que 'the right stuff - grey' é ótimo. Limpei ambas as superfícies e apliquei o rtv. Então eu empurrei a panela para cima e instalei todos os parafusos apenas apertados. Deixei-o lá por 45 minutos e voltei e apliquei o torque total. Depois que a panela foi torcida, deixei-a por uma hora, coloquei tudo de volta e depois enchi-a novamente com óleo.

Eu li muito sobre a válvula Fumoto, e eu simplesmente não quero. Eu tenho trocado óleo por anos, e eu só quero que o bujão de drenagem funcione da maneira que deveria. O teflon amarelo está funcionando como um encanto, sem vazamentos. Meu próximo projeto é tentar um bujão de drenagem de óleo estilo Ford/GM com uma junta permanente, então eu nunca mais terei que me preocupar com a arruela de esmagamento.

Para comentar sobre a postagem sobre quantas milhas, eu acho que se você encontrar o teste de longo prazo do Car and Driver no Sonata, eles também tiveram um vazamento na bandeja de óleo. Re-selado sob garantia, mas vazando, no entanto. Eu acho que eles estão usando rtv ruim e aplicação ruim. Quando eu tirei minha panela, eu pude ver onde eles estavam um pouco curtos e foi aí que o vazamento começou.

#33 ·
...Meu próximo projeto é experimentar um bujão de drenagem de óleo no estilo Ford/GM com uma junta permanente, então eu nunca mais terei que me preocupar com a arruela de esmagamento.
...
Quando você encontrar o certo, por favor, poste os detalhes. Acho que as arruelas de esmagamento nos meus dois carros são uma dor e gostaria de usar o bujão estilo Ford.

#35 ·
Atualização sobre o vazamento da minha cárter de óleo.

Levei o carro para a concessionária em 24 de janeiro por causa do problema. O óleo foi descoberto vazando pela parte de trás da cárter. Eles também encontraram dois parafusos que, segundo eles, não estavam apertados de acordo com as especificações na cárter de óleo e eles os apertaram e me disseram para esperar e ver e, se isso não resolvesse o vazamento, eles teriam que pedir uma nova cárter de óleo e selá-la novamente.

Aperto dos parafusos obviamente não resolveu o problema. Acho que todos nós estamos cientes neste momento de que o problema está na substância selante. Em dois dias, eu já estava sentindo o cheiro da podridão do óleo usado quando o motor aquecia.

Levei o carro de volta em 14 de fevereiro (e a esposa está entusiasmada com isso no Dia dos Namorados) e eles estão trabalhando nisso no momento. Disseram-me que o novo selante levará cinco horas para curar, mas quem falou foi o atendente, não o técnico, então quem sabe se isso é preciso ou não.

Eu pedi que eles usassem o óleo novo que eu forneci para reabastecer o motor (Pennzoil Platinum 5W-30). Eu estava preocupado com eles enchendo erroneamente o motor com 5W-20 a granel, como vimos muitas pessoas com Sonatas turbo experimentando aqui nos fóruns. Como o carro estava com a troca de óleo vencida, também forneci um filtro de óleo K+N e pedi que eles também o trocassem. Embora o reparo da cárter de óleo estivesse obviamente coberto pela garantia, eles me disseram que teriam que me cobrar a mão de obra do filtro de óleo. Então, estou pagando a um sujeito US$ 20 de mão de obra para passar três minutos trocando o filtro de óleo em um motor do qual ele já drenou o óleo de qualquer maneira, e eu economizei dinheiro para eles, fornecendo o óleo para encher o motor novamente. Delicioso. Eu me ofereci para fazer isso sozinho se eles me deixassem sob o elevador por alguns minutos e olhassem para o outro lado, até me ofereci para usar minhas próprias ferramentas, mas eles recusaram devido a questões de responsabilidade. Neste ponto, tenho certeza de que vou aparecer para pegar o carro e encontrar uma sobretaxa de US$ 17 por uma arruela de esmagamento de alumínio de vinte centavos, já que esqueci de trazer uma.

Postarei outra atualização quando pegar o carro de volta por alguns dias e verificar se eles realmente conseguiram resolver o problema.

Ah, e como alguém perguntou, esse problema começou a ocorrer com cerca de 7.000 milhas.

#36 ·
E minha atualização final. O problema parece (esperançosamente) estar resolvido.

A concessionária instalou um novo cárter de óleo, um bujão de drenagem e um selante de junta de silicone RTV cinza. Foi dado cinco horas para secar. Esses reparos foram cobertos pela garantia.

Quatro dias depois, há um cheiro residual de óleo na cabine quando em circulação de ar fresco, mas espero que seja apenas resíduo.

#37 ·
2011 Sonata GL aqui.

70.000 KM e minha oficina local (não afiliada à Hyundai) notou a infiltração ao redor da parte traseira da junta da cárter durante uma troca de óleo.

Marquei para fazer o reparo na garantia em uma concessionária Hyundai neste sábado. A pessoa do serviço no telefone pareceu estar ciente de que este era um problema comum, pois ela soube imediatamente que eles teriam que ficar com o carro por meio dia, e ela respondeu rapidamente que estava coberto como trabalho de garantia quando descrevi o problema.

Espero que o material da junta que eles usam para substituí-lo seja de melhor qualidade do que o da fábrica...