Hyundai Forums banner

Falha do eixo de transmissão

15K views 13 replies 6 participants last post by  santa06  
#1 ·
Então, eu possuo um Hyundai Santa Fe GLS 2.7 de 2003. Sou o quarto proprietário e atualmente o veículo tem 168.000 milhas. Comprei o carro com cerca de 110.000 milhas e o tenho há quase 5 anos.

Além da manutenção geral, nunca tive um único problema com ele, até o fim de semana passado. No caminho de volta para casa de uma viagem, comecei a notar um som de gemido e, então, o carro tremeu abruptamente e perdi o controle do veículo e tive que encostar no acostamento. Eu estava na rodovia e tive MUITA sorte de não ter sofrido um acidente.

Após uma inspeção cuidadosa, descobri que meu eixo de transmissão 4WD estava literalmente pendurado por um fio. As juntas estavam arruinadas e, no processo, minha caixa de transferência e sistema de escapamento foram severamente danificados.

A minha oficina local está me cobrando cerca de US$ 3.000 para reparos totais, o que realmente parte meu coração porque não tenho certeza se posso pagar e, mesmo que pudesse, não tenho 100% de certeza se vale a pena investir tanto no carro, dada a idade do veículo.

O que mais me deixa BRAVO é que, no mês passado, levei meu Santa Fe a uma concessionária Hyundai para fazer um recall das molas. Eles também me disseram que uma inspeção gratuita do veículo seria realizada. Então, quero saber, como diabos isso foi ignorado? Eu poderia ter me machucado seriamente, e você vai me dizer que não há sinais de alerta de que algo tão grande quanto um eixo de transmissão vai falhar em breve? Estou realmente perplexo e chateado..

#2 ·
Então, eu possuo um Hyundai Santa Fe GLS 2.7 de 2003. Sou o quarto proprietário e atualmente o veículo tem 168.000 milhas. Comprei o carro com cerca de 110.000 milhas e o tenho há quase 5 anos.

Além da manutenção geral, nunca tive um único problema com ele, até o último fim de semana. No caminho de volta para casa de uma viagem, comecei a notar um som de choro, e então, abruptamente, o carro tremeu e perdi o controle do veículo e tive que encostar no acostamento. Eu estava na rodovia e tive MUITA sorte de não ter sofrido um acidente.

Depois de inspecionar cuidadosamente, descobri que meu eixo de transmissão 4WD estava literalmente pendurado por um fio. As rótulas foram arruinadas e, no processo, minha caixa de transferência e sistema de escapamento foram severamente danificados.

A minha oficina local está me cobrando cerca de US$ 3.000 para reparos totais, o que realmente parte meu coração porque não tenho certeza se posso pagar e mesmo que pudesse, não tenho 100% de certeza se vale a pena colocar tanto no carro, dada a idade do veículo.

O que mais me irrita é que, no mês passado, levei meu Santa Fe a uma concessionária Hyundai para fazer um recall das molas. Eles também me disseram que uma inspeção complementar do veículo seria realizada. Então eu quero saber, como diabos isso foi perdido? Eu poderia ter me machucado seriamente, e você vai me dizer que não há sinais de alerta de que algo tão grande quanto um eixo de transmissão vai falhar em breve? Estou realmente perplexo e chateado..
Era o seu eixo de transmissão que vai para a traseira ou um dos eixos cv dianteiros?

#3 · (Edited)
Ele disse que o eixo de transmissão e as mangas de roda 4x4 estavam arruinados, então não o eixo c/v.
Me faz pensar que eu deveria trocar o meu (perto de 180k); eu lubrifico ele duas vezes por ano.

Meu amigo em uma f150 2009 e com aproximadamente 100k milhas teve o eixo de transmissão de duas peças se desintegrando. O suporte do rolamento central quebrou as soldas na estrutura, etc.

Ele estava perto de uma concessionária Ford e foi rebocado para lá. Eles inicialmente disseram que não podiam consertar os eixos de transmissão quebrados e soldar o suporte do rolamento do suporte. Ele é um soldador licenciado e mecânico industrial; ele perguntou se ele poderia alugar seus equipamentos e consertá-lo sozinho.

Então eles disseram que não era que eles não podiam consertar, eles apenas não queriam responsabilidade.
Ele concordou com nenhuma garantia ou menção de soldagem na conta; $1500 depois ele estava na estrada.
Infelizmente **** acontece, mesmo em veículos mais novos. Eu procuraria peças usadas de reformadores de automóveis, pode ser mais barato.

#4 ·
Ele disse que o eixo de tração e as mangas de eixo 4x4 estavam arruinados, então não o eixo c/v.
Me faz pensar que eu deveria trocar o meu (perto de 180k); eu lubrifico ele duas vezes por ano.

Meu amigo em uma f150 2009 e com aproximadamente 100k milhas teve o eixo de transmissão de duas peças se desintegrando. O suporte do rolamento central quebrou as soldas na estrutura, etc.

Ele estava perto de uma concessionária Ford e foi rebocado para lá. Eles inicialmente disseram que não podiam consertar os eixos de transmissão quebrados e soldar o suporte do rolamento. Ele é um soldador licenciado e mecânico industrial; ele perguntou se poderia alugar seus equipamentos e consertá-lo sozinho.

Então eles disseram que não era que eles não podiam consertar, eles apenas não queriam responsabilidade.
Ele concordou com nenhuma garantia ou menção de soldagem na conta; $1500 depois ele estava na estrada.
Infelizmente **** acontece, mesmo em veículos mais novos. Eu procuraria peças usadas de reformadores de automóveis, pode ser mais barato.
Entendi. Então você apenas coloca o veículo em um piso nivelado em ponto morto e verifica o movimento nas cruzetas e folga no rolamento? Eu não sei se os meus sequer têm graxeiras. Acho melhor verificar.

#7 ·
Então, acho que a verdadeira questão é: a inspeção do eixo de transmissão fez parte da "inspeção de cortesia do veículo"? Você recebeu um relatório escrito dos resultados?
Lembro-me que quando passei por uma dessas inspeções de vários pontos, a caixa de transferência nem foi verificada porque minha caixa de transferência estava com várias (6-7) onças abaixo logo após a inspeção e não há muitas onças lá dentro.

#9 · (Edited)
O veio de transmissão do f150 aparentemente deu apenas 5-10 minutos de aviso.
Ele reduziu a velocidade para tentar chegar à garagem mancando; não funcionou.

Juntas em U não dão muito aviso na minha própria experiência há alguns anos.
Não é possível realmente detectar folga, os rolamentos de agulha são crus em comparação com uma configuração c/v.

Normalmente é um trabalho rápido para prensar uma junta para dentro e para fora, o preço da peça é bastante barato, então aceite-o como uma peça de desgaste e troque-a. Sem peças do México ou da China, se possível; gastar os US$ 20 extras, na minha opinião?

#10 ·
Reparar ou não?

Obrigado pelas respostas. Na sua opinião, você consertaria este veículo ou eu deveria procurar algo mais novo? Depois de conversar novamente com meu mecânico, para o eixo de transmissão, caixa de transferência e escapamento, ele mudou sua estimativa de $3.000 para $2.100, tudo incluído. Não sei porquê, talvez ele saiba que é melhor do que não conseguir nada?

O motor (pelo que posso dizer) é bastante sólido, mesmo com 170.000 milhas rodadas. Além dos reparos mencionados que preciso, também precisarei de uma bateria nova, pneus novos e terminais de direção novos em breve. Portanto, é evidente que o carro precisa de muitas coisas, mas mesmo que eu consiga mais 3 anos com o veículo, seria melhor do que ter que financiar um carro novo na minha situação.

Mas estou indeciso... o que você faria?

#11 ·
Obrigado pelas respostas. Na sua opinião, você consertaria este veículo ou deveria procurar algo mais novo? Depois de conversar novamente com meu mecânico, ele mudou sua estimativa para o eixo de transmissão, caixa de transferência e escapamento de $3.000 para $2.100 com tudo incluído. Não tenho certeza do porquê, talvez ele saiba que é melhor do que não conseguir nada?

O motor (pelo que posso dizer) é bastante sólido, mesmo com 170.000 milhas. Além dos reparos que preciso, também precisarei de uma bateria nova, pneus novos e terminais de direção relativamente em breve. Portanto, é evidente que o carro precisa de muitas coisas, mas mesmo que eu consiga mais 3 anos com o veículo, seria melhor do que ter que financiar um carro novo na minha situação.

Mas estou indeciso... o que você faria?
No meu local UPick local, há dois Santa Fes para escolher. Tenho quase certeza de que um deles é 4x4. Eu ficaria tentado a pegar a caixa de transferência por $60 e o eixo de transmissão + rolamento por $34. E se você devolver o que sobrar, receberá $21 de crédito. Então, por $100 e troco, você pode conseguir peças.

#13 ·
Sim, comprar num ferro-velho ou num local de puxar e poupar é o ideal.

Ficaria surpreendido com o que pode obter e com o dinheiro poupado, se tiver as ferramentas, o tempo e um local para deixar o seu veículo durante alguns dias para trabalhar nele.

Eu consertaria se fosse meu. Estes Santa Fes mantêm o seu valor bastante bem.