Hyundai Forums banner

Os freios estão fazendo barulho e parecendo irregulares

5.8K views 36 replies 16 participants last post by  bobad  
#1 ·
Tive que parar o Sonata hoje, de 35 a 0 mph, com o pedal do freio totalmente pressionado e o cinto de segurança pré-tensionado. Ouvi um barulho dos freios dianteiros e senti um solavanco no pedal do freio. É sério e perceptível. Minha esposa também ouviu. Parecia que eu tinha batido em alguma coisa. Aconteceu logo antes do carro parar completamente. Tentei fazer de novo para ver se era só a estrada. A mesma coisa aconteceu. Não acontece quando freio em velocidade mais baixa. Mesmo em velocidade mais alta, não acontece se eu não pisar no freio com muita força e rapidez. Tem 25.000 milhas e minha esposa dirige principalmente. Não acho que seja hora de freios novos ou de retificar os discos. Talvez seja???

#3 ·
A questão é que isso não acontece durante toda a travagem. Aconteceu apenas no final, pouco antes da paragem total. E soa e parece assustador. Só espero que seja o ABS.
Suponho que nunca travei tão forte antes para que o ABS entrasse em ação.
Esqueci-me de mencionar que estava a chover.

#6 ·
Talvez eu esteja enganado, mas o ABS não para de funcionar por volta de 10 mph ou algo assim. Se você começar a sentir algo em velocidades bastante baixas, eu faria os rotores serem verificados. Eles podem empenar com o tempo e precisam ser... droga, eu esqueci o nome, mas basicamente eles suavizam a superfície de volta. Eu sei que a caminhonete do meu pai era muito ruim até ele fazer isso. Quando ele freava, toda a caminhonete tremia. Meu jipe é semelhante, mas não tão ruim quanto a caminhonete dele. Não tenho certeza se o ABS faz com que os rotores se deformem mais ou não, mas não pode ajudar, pois eles "batem em seus rotores", como mencionado acima :p

#9 ·
Originalmente postado por mamamia+Sep 26 2008, 03:16 PM-->
Não, o ABS deve começar a funcionar em velocidade mais baixa, pouco antes das rodas tentarem travar.
[snapback]192896[/snapback]​
Quando a velocidade do veículo fica abaixo de 20 km/h (12 mph), o ABS desliga.

http://autorepair.about.com/cs/generalinfo/a/aa052001a.htm

<!--QuoteBegin-normandelli
@Sep 26 2008, 03:34 PM
Reapareceu.  :thumbsup:
[snapback]192901[/snapback]​

Eh...sim...mas há outro termo para isso. ****, vou ter que subir a rua e verificar a placa. Uma das oficinas locais anuncia isso :p

#11 ·
Estou confuso. O carro estava a mais de 30 mph quando o freio foi acionado com força. Nesse momento, o ABS está ligado, mas pode ainda não estar ativo, dependendo do travamento da roda. Se o ABS desligar abaixo de 12 mph, como é que senti aquela pulsação logo antes do carro parar? Parece que o ABS deveria estar ligado se o freio for acionado acima de 12 mph E enquanto houver pressão no pedal do freio.
Então, aquela pulsação grande e desagradável logo antes do carro parar totalmente é comum? Por favor, compartilhe sua experiência com ABS para fins de aprendizado.

#13 ·
Originalmente postado por aung2004+Sep 26 2008, 04:02 PM-->
Se o ABS desligar abaixo de 12 mph, como é que senti essa pulsação mesmo antes do carro parar? Parece que o ABS deve estar ligado se o travão for aplicado acima de 12 mph E enquanto houver pressão no pedal do travão.
[snapback]192912[/snapback]​
A minha suposição seria que os rotores estão ligeiramente empenados e os solavancos são mais notáveis enquanto a pressão constante está a ser aplicada. Hehe, mas não comecem a pensar que sou um perito em ABS ou algo do género. Eu sei algumas coisas sobre carros, mas computadores são onde está a minha experiência ^^;

<!--QuoteBegin-SonataRobbie
@Sep 26 2008, 04:23 PM
2. Virado
[snapback]192920[/snapback]​

É isso! Eu estava a pensar em "churned", ou algo parecido... "não...não pode ser isso..." :blush:

#14 ·
Originalmente postado por dcmatt@26 de setembro de 2008, 15:16
Eu realmente odiei essa sensação no meu primeiro carro com ABS, mas como ele me salvou uma ou duas vezes desde então, passei a apreciar a sensação.
[snapback]192884[/snapback]​

Eu sei o que você quer dizer!

O ABS pode ter me salvado em uma nevasca...

Eu estava seguindo meu amigo em seu Jeep Cherokee na Henry Hudson PKWY indo para o centro de Manhattan...

Mais ou menos na metade do caminho, há uma série de ondulações, sendo a primeira uma subida e descida repentinas o suficiente para fazer seu estômago se contrair...

De qualquer forma, conhecendo bem a estrada, eu sabia que esta não é a estrada para andar rápido na neve (a superfície da estrada também é ruim).

Cerca de 1/8 de milha... não mais que 10-20 segundos antes da área acidentada, um Nissan Maxima passa voando (voar é um termo relativo... imagino que ele estava a ~50 mph, enquanto a taxa de tráfego era de 20-30... (tempestade de neve muito ruim... Na verdade, no caminho para casa mais tarde naquela noite, o trecho de 30 milhas para casa teve que ser feito localmente porque eles fecharam a rodovia...)

Ele passou e eu não pensei muito nisso além de, 'que idiota'
Bem, o que você sabe, quando estávamos subindo, meu amigo freou de repente e mudou de faixa... (mais fácil em seu jipe, imagino, e com o benefício de estar em uma inclinação para ajudar a reduzir a velocidade)

De qualquer forma, quando ele saiu do meu caminho, eu estava apenas no pico da colina... e o que você sabe, lá está o mesmo Maxima, destruído e um Lincoln Town Car com ele...

Eu me apoiei no encosto do banco e bati nos freios... sabendo que o ABS impediria as rodas de travar.
Posso imaginar que eu teria destruído meu carro naquele dia se eu não tivesse ABS
(Eu quase peguei um modelo básico Ford Mustand sem ABS antes de pegar o Sontata...)
De qualquer forma, foi muito estranho sentir aquele pedal pulsando e os freios rangendo...
Mas isso me ajudou a diminuir a velocidade do meu carro de maneira segura e quando senti que diminuí a velocidade o suficiente, soltei os freios e tentei mudar de faixa... mas tentar diminuir a velocidade e mudar de faixa de maneira ordenada ao se aproximar de um veículo parado em uma descida durante uma nevasca é mais fácil falar do que fazer... Eu a coloquei de lado e a mantive assim e o carro parou... não mais que alguns metros do Max... assim que me endireitei e segui meu caminho, veio uma multidão de carros atrás de mim e eu pude ouvir colisão após colisão... Tenho sorte de não ter sido prensado lá...

De qualquer forma.

Ufa, eu me desviei um pouco.

Seus sintomas realmente soam como ABS em ação... mas aparentemente o ABS não entra em ação a 10 mph... o que eu imagino que não deveria...

#15 ·
Esta foi uma história comovente sobre como o ABS salvou sua vida, até que eu li

"veio uma multidão de carros atrás de mim e eu pude ouvir colisão após colisão....Tenho sorte de não ter ficado preso lá..."

Sim Wilayy, você causou um engavetamento! :banana: Você sabe que em muitos

Estados, se as pessoas baterem em seu carro com defeito, você tem a obrigação de avisá-las,
e pode ser responsabilizado por quaisquer acidentes. Honestamente, eu não teria pensado
que seria o caso. Quero dizer, você pode estar a caminho do hospital, mas seu
Carro, até ser removido, ainda pode ser um problema potencial!

G
#16 ·
Originalmente postado por MiamiLX@Sep 26 2008, 09:21 PM
Esta foi uma história comovente sobre como o ABS salvou sua vida, até que eu li

"veio uma multidão de carros atrás de mim e eu pude ouvir colisão após colisão....Tenho sorte de não ter sido prensado lá..."

Sim Wilayy, você causou um engavetamento! :banana:  Você sabe que em muitos

Estados, se as pessoas baterem em seu carro com defeito, você tem a obrigação de avisá-las,

e pode ser responsabilizado por quaisquer acidentes. Honestamente, eu não teria pensado que fosse o caso.
Quero dizer, você pode estar a caminho do hospital, mas seu
Carro até ser movido ainda pode ser um problema potencial!
[snapback]192962[/snapback]​

Você perdeu esta parte?

Eu a coloquei de lado e mantive assim e o carro parou...não mais do que alguns metros do Max...assim que me endireitei e entrei no meu caminho, veio uma multidão de carros atrás de mim e eu pude ouvir colisão após colisão....Tenho sorte de não ter sido prensado lá...

Ou você está dizendo algo totalmente diferente? Eu acredito que o Maxima foi o que quebrou na estrada, junto com o outro carro - willayyy estava apenas evitando.

#17 ·
Originalmente postado por aung2004@26 de setembro de 2008, 17:02
Por favor, compartilhe sua experiência ABS para fins de aprendizado.
[snapback]192912[/snapback]​

Certa vez, quando eu estava voltando para casa de OH em uma tarde de sábado, havia trânsito ruim na QEW (sempre trânsito ruim nesta rodovia principal por Toronto) e o trânsito foi de cerca de 80 km/h para zero em algumas centenas de metros... Eu pisei nos freios e orei para não bater no Cobalt na minha frente, que estava virando para o acostamento para me evitar e no último segundo eu senti esse baque como se estivesse vindo da parte de trás do carro... um "bang bang bang", se você quiser, e o carro parou... Eu não bati nele! (5 semanas depois de comprar meu Sonata... meu primeiro carro!) Felizmente, não havia ninguém atrás de mim. A outra vez foi de manhã um dia... de repente, paramos rapidamente (havia um policial na faixa da direita que havia parado alguém e aposto que foi olhar que causou isso), mas eu bati neles e senti a mesma sensação... os 3 carros na minha frente se chocaram, mas meu Sonata escapou ileso!

Eu já senti essa sensação antes no Tucson da minha mãe no inverno... é diferente, no entanto... sempre que eu pisava nos freios e estava escorregadio... parecia que o freio estava levantando de volta sob meu pé.

graças a Deus pelo ABS... caso contrário, meu carro provavelmente já teria sido destruído... várias vezes.

#18 ·
Originalmente postado por madderhatter@Sep 26 2008, 05:32 PM
Você perdeu esta parte?
Ou você está dizendo algo totalmente diferente? Eu acredito que o Maxima foi o que foi desativado na estrada, junto com o outro carro - willayyy estava apenas evitando-o.
[snapback]192964[/snapback]​

Embora eu tenha certeza de que você está certo se eu estiver reentrando na estrada, e então todos os carros
detrás de mim se chocam, poderia ter sido eu. No sul da Flórida
peças caem dos carros o tempo todo, e você ficaria surpreso com o que sai dos caminhões de lixo.
Eu tinha um caminhão em Barstow que atirava cubos de gelo gigantes em mim. :57:

Mas não, eu li a postagem dele errado. :liebe011:

G
#19 ·
Originalmente postado por MiamiLX@26 de setembro de 2008, 22:03
Embora eu tenha certeza de que você está certo se eu estiver reentrando na estrada, e então todos os carros
atrás de mim se chocarem, poderia ter sido eu. No sul da Flórida
as peças caem dos carros o tempo todo, e você ficaria surpreso com o que sai do lixo
Caminhões. Eu tinha um caminhão em Barstow que atirava cubos de gelo gigantes em mim. :57:
Mas não, eu li a postagem dele errado.  :liebe011:
[snapback]192970[/snapback]​

LOL, eu passei por uma cama box uma vez em Shreveport que voou do topo de um carro. Em um VW Bug rebaixado, nada menos. A madeira voava para todos os lados, mas sem danos.

#21 ·
entrando em uma rodovia de San Jose à noite com algum tráfego nas faixas mais rápidas.... os faróis mostram o que parece um bloco de CONCRETO com cerca de 3 polegadas de espessura em toda a faixa.... carros na faixa esquerda e parede à direita.... freios a 60 mph.... pensando que o Sonata certamente será destruído..... o carro reduz a 10 mph... e incrivelmente a roda direita realmente passa POR CIMA do bloco de concreto..... o bloco de concreto é na verdade um colchão..... UFA!!!!! .... acelerar... e orar pelo carro atrás de mim que o atingiu em maior velocidade porque ele nem o viu.

Meu sonata escapou sem um arranhão.....

#22 ·
lol wow um colchão na rodovia...lmao. hoje eu estava sentado em um sinal com meu amigo e vemos este caminhão puxando um trailer...trailer grande fechado, como um trailer do tipo 18 rodas...de qualquer forma, as portas da parte traseira do trailer se abriram e uma EMPILHADEIRA simplesmente caiu na estrada...lol todos sentados lá ficaram tipo :eek: essa é a coisa mais louca que eu já vi. O cara continuou dirigindo como se nem fosse reclamá-lo...lol muitas testemunhas, eu acho, ele ficou. A polícia ficou lá por horas. Só consigo imaginar as multas....

#23 ·
Parece-me estranho que o sistema antibloqueio seja descrito como não engatando a 10 mph. Parar a partir de 10 mph no gelo ou em folhas molhadas, por exemplo, ainda causaria o travamento das rodas. Além disso, a velocidade é calculada na rotação da roda, então uma roda travada relataria uma velocidade de zero = carro não se movendo, embora a massa do veículo ainda esteja se movendo para frente.

Ser atingido na traseira por alguém que está a 10 mph ainda é uma experiência prejudicial, chicoteante e horrível. Eu não sei se acredito que "Quando a velocidade do veículo fica abaixo de 20 km/h (12 mph), o ABS desliga."

A propósito de acidentes! Isso é um pouco OT, mas eu nunca postei o ímpeto para a compra do meu Sonata. . . os freios antibloqueio definitivamente desligaram por esta trágica perda do meu Trusty Corolla, que foi pago em maio. . . [attachmentid=9609] [attachmentid=9610]

A maldita senhora estava viajando para o sul em uma faixa no sentido norte. Devo dizer que, depois disso, não estava muito interessado em outro Toyota - queria mais seguro; maior; airbags de cortina; controle de tração, etc etc.

Attachments

#24 ·
E não nos esqueçamos... Como a maioria dos motoristas raramente ou nunca freia com força suficiente para causar o travamento dos freios, e um número significativo raramente se preocupa em ler o manual do carro, isso pode não ser descoberto até uma emergência. Quando os motoristas encontram uma emergência que os leva a frear com força e, portanto, encontram essa pulsação pela primeira vez, muitos acreditam reduzir a pressão no pedal e, assim, alongar as distâncias de frenagem, contribuindo para um nível maior de acidentes do que as capacidades superiores de parada de emergência do ABS prometeriam de outra forma. Alguns fabricantes, portanto, implementaram um sistema de assistência à frenagem que determina que o motorista está tentando uma "parada de pânico" e o sistema aumenta automaticamente a força de frenagem onde não há pressão suficiente aplicada. No entanto, o ABS melhora significativamente a segurança e o controle dos motoristas na maioria das situações em estradas.

#25 ·
as capacidades superiores de travagem de emergência do ABS, caso contrário, prometeriam
Pelo que entendi, o ABS NÃO foi projetado para permitir uma frenagem melhor no molhado/neve.

Uma roda travada não está girando, e a única roda que pode esterçar é aquela que está girando. O ABS, por seu bloqueio-giro-bloqueio-giro, dá ao motorista uma PEQUENA medida de controle sobre o veículo.

A única vez que o ABS me ajudou foi no meu Subaru. Tivemos uma tempestade de gelo durante a noite, seguida de neve. Aquela coisa branca e crocante sob as rodas era realmente escorregadia. Todos estavam rastejando. Cheguei a um sinal vermelho e apliquei suavemente os freios; o ABS de Susie enlouqueceu e eu derrapei um pouco. Decidi que era menos perigoso furar o sinal e arriscar ser atingido do que rodar, então tirei o pé do freio e me esgueirei pela interseção. Felizmente, o caminhão BF à minha direita percebeu o que estava acontecendo e me deixou passar. Susie saiu da interseção e desceu a rua; seus pneus morderam depois de cerca de 50 pés após a interseção. Susie era uma Legacy GT com AWD, ABS de 4 rodas e Controle de Tração de 4 rodas. Embora isso tenha pouco a ver com o ABS per se, (era o TC) o TC geralmente é implementado usando o ABS.

#26 ·
Eu não sei o que o LIVRO diz, mas a MINHA experiência (principalmente travando na neve, ou água, ou areia/cascalho), e tenho certeza que a dos outros é -- ABS funcionaria em baixas velocidades também.... (12 mph É uma velocidade muito baixa, você sabe). Pelo menos o ABS do nosso Sonata funcionaria.

Resumindo para o OP, TUDO BEM. Não se preocupe!