Hyundai Forums banner

Módulo TCM

26K views 4 replies 3 participants last post by  wongpfh  
#1 ·
Olá pessoal, tenho um Sonata 2006 com 2.4l automático com gás instalado, como este é o meu carro, tenho-o há cerca de 6 meses. E recebi um código de erro (anexo da foto). O problema que estou tendo é que quando coloco na marcha a ré ou na marcha para frente, meu carro apenas treme uma vez. Fui a 2 mecânicos e nenhum deles resolveu o problema. Eu quase não tenho conhecimento sobre carros, mas o que li em fóruns, basicamente, tenho um tcm (módulo de controle da transmissão) no meu carro, e perto desse tcm (ou dentro) há um relé que está com defeito ou com alguns problemas. Estou correto? E também tentei localizar o módulo tcm, mas não consegui encontrar um local específico para ele, e procurei no meu carro e também não consegui encontrá-lo. E o único manual de serviço que consegui encontrar na internet custava cerca de 15 dólares, então talvez alguém pudesse explicar onde o tcm está localizado? E como devo resolvê-lo? Posso fazer isso sozinho ou devo enviá-lo a um mecânico? Gostaria de economizar dinheiro e fazer isso sozinho. Além disso, como esse problema está presente, meu carro está em modo de segurança, o que significa que só dirijo em terceira marcha.

Attachments

#2 ·
Verifique as localizações da caixa de fusíveis no manual e procure o relé TCM nos diagramas. Troque-o por um relé idêntico não crítico, se presente, e reinicie o código para ver se ele reaparece.

Se você não conseguir seguir estas instruções, peça ajuda à Advance Auto/Autozone para trocar o relé somente se você comprá-lo deles. Eles também devem redefinir o código para você com um scanner OBD2.

Boa sorte!

#3 ·
Olá pessoal, tenho um sonata 2006 com 2.4l automático com gás instalado, como este é o meu carro, tenho-o há cerca de 6 meses. E recebi um código de erro (anexo da foto). O problema que estou tendo é que quando coloco na marcha a ré ou na marcha para frente, meu carro apenas treme uma vez. Fui a 2 mecânicos e nenhum deles resolveu o problema. Eu quase não tenho conhecimento sobre carros, mas o que li em fóruns, basicamente, tenho um tcm (módulo de controle de transmissão) no meu carro, e perto desse tcm (ou dentro) há um relé que está com defeito ou com alguns problemas. Estou correto? E também tentei localizar o módulo tcm, mas não consegui encontrar um local específico para ele, e também procurei no meu carro e também não consegui encontrá-lo. E o único manual de serviço que consegui encontrar na internet custava cerca de 15 dólares, então talvez alguém pudesse explicar onde o tcm está localizado? E como devo resolvê-lo? Posso fazer isso sozinho ou devo enviá-lo a um mecânico? Gostaria de economizar dinheiro e fazer isso sozinho. Além disso, como esse problema está presente, meu carro está em modo de segurança, o que significa que só dirijo na terceira marcha.
Informações DTC P0885 anexadas Verifique o fusível nº 10 "Fusível ATM 20A".

Attachments

#4 ·
Ok, então o fusível nº 10 é apenas um slot vazio, então ele deveria estar cheio, e é por isso que ele está com esse problema? E bem, eu tentei localizar o fusível da TCM, encontrei 2 caixas de fusíveis no meu carro e vou anexar os diagramas na imagem abaixo. Alguém poderia me dizer qual seria o problema? Obrigado antecipadamente, pessoal.

Attachments

#5 ·
Okay, so fuse#10 just an empty slot, so should it be full, and that's why it's having its problem? And we'll, I've tried to locate the tcm fuse, I've found 2 fuse boxes in my car, and I'll attach the diagrams in the picture below. Could anyone tell me which would be the problem? Thank you in advance guys.
Deve haver um fusível de 20A (marcado ATM) acima do relé F/PUMP no seu primeiro diagrama. Execute também a Inspeção do Circuito de Alimentação especificada em "Harness Inspection1 pdf".