Hyundai Forums banner

Módulo TCM

26K views 4 replies 3 participants last post by  wongpfh  
#1 ·
Olá pessoal, tenho um Sonata 2006 com 2.4l automático com gás instalado, como este é o meu carro, tenho-o há cerca de 6 meses. E recebi um código de erro (anexo da foto). O problema que estou tendo é que quando coloco na marcha a ré ou na marcha para frente, meu carro apenas treme uma vez. Fui a 2 mecânicos e nenhum deles resolveu o problema. Eu quase não tenho conhecimento sobre carros, mas o que li em fóruns, basicamente, tenho um tcm (módulo de controle da transmissão) no meu carro, e perto desse tcm (ou dentro) há um relé que está com defeito ou com alguns problemas. Estou correto? E também tentei localizar o módulo tcm, mas não consegui encontrar um local específico para ele, e procurei no meu carro e também não consegui encontrá-lo. E o único manual de serviço que consegui encontrar na internet custava cerca de 15 dólares, então talvez alguém pudesse explicar onde o tcm está localizado? E como devo resolvê-lo? Posso fazer isso sozinho ou devo enviá-lo a um mecânico? Gostaria de economizar dinheiro e fazer isso sozinho. Além disso, como esse problema está presente, meu carro está em modo de segurança, o que significa que só dirijo em terceira marcha.

Attachments

#2 ·
Verifique as localizações da caixa de fusíveis no manual e procure o relé TCM nos diagramas. Troque-o por um relé idêntico não crítico, se presente, e reinicie o código para ver se ele reaparece.

Se você não conseguir seguir estas instruções, peça ajuda à Advance Auto/Autozone para trocar o relé somente se você comprá-lo deles. Eles também devem redefinir o código para você com um scanner OBD2.

Boa sorte!

#3 ·